O Bairro Alto, em Lisboa, é uma tapeçaria de ruas desenhada no século XVI no alto da colina, um dos primeiros bairros planeados da cidade, e vive em dois registos: de manhã, ruas quase vazias, roupa nas varandas e miradouros; à noite, o fado e as conversas à porta dos bares. De ambos os lados do Bairro Alto ficam o Chiado, das livrarias e dos cafés com mais de um século, e o Príncipe Real, dos jardins e das lojas de autor: tudo a menos de quinze minutos a pé, em pleno centro histórico de Lisboa.
Escrevemos este guia a partir de um lugar preciso: a porta do Palácio Ludovice, na Rua de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, com o miradouro do outro lado da rua. É o percurso que sugerimos, todos os dias, a quem nos pergunta à chegada por onde começar.
Para situar tudo antes de sair: o miradouro fica à porta; São Roque, a dois minutos; o Príncipe Real, a cinco; o Chiado, a oito; o Carmo, a dez; Santa Catarina, a doze. Nenhum destes números pede transporte, apenas sola de sapato.
Começar à porta: o Miradouro de São Pedro de Alcântara
Atravessa-se a rua e Lisboa apresenta-se inteira: o Castelo de São Jorge na colina em frente, a Graça, a Sé, o casario a descer até ao Tejo. O jardim, com as suas estátuas de inspiração greco-romana, tem dois níveis: o de cima é o mais fotografado, o de baixo é o mais tranquilo, e um painel de azulejos ajuda a pôr nome às torres e às cúpulas do outro lado do vale.
Poucos metros abaixo, no número 85 da mesma rua, o discreto Convento de São Pedro de Alcântara guarda uma surpresa que quase nenhum guia menciona: a capela dos Lencastre, revestida de mármores embutidos, sobrevivente do terramoto de 1755.
Vale duas visitas ao miradouro no mesmo dia: de manhã cedo, quando a luz vem de nascente e o jardim ainda é dos lisboetas, e ao fim da tarde, quando a cidade acende as primeiras luzes. Um apontamento prático: os ascensores históricos, o da Glória e o da Bica, encontram-se fora de serviço; por agora, as ligações à Baixa e ao Cais do Sodré fazem-se a pé, e as descidas são fáceis.
O que fazer no Bairro Alto
O segredo do Bairro Alto é ser dois bairros na mesma tapeçaria de ruas. De manhã, é um bairro que vivede portas entreabertas: roupa nas varandas, mercearias de esquina, a calçada ainda húmida da lavagem.
Depois do pôr do sol, as mesmas ruas, sobretudo a Rua da Atalaia, a Rua do Norte e a Rua do Diário de Notícias, enchem-se de vozes, de copos e de música.
À noite, o funcionamento é próprio: pouco acontece antes das onze; os bares são minúsculos, por isso a rua é o verdadeiro bar, e de quinta a sábado o Bairro Alto enche até de madrugada, esvaziando entre as duas e as três. Nas outras noites, o mesmo bairro é surpreendentemente manso, de portas entreabertas e conversas baixas.
A história explica o feitio. Depois do terramoto de 1755, o bairro encheu-se de pequenas lojas e redações de jornais; a alma boémia e as letras nunca mais saíram daqui. De antes, fica a Igreja de São Roque, noLargo Trindade Coelho, começada em 1553: fachada sóbria, interior deslumbrante. Procure a capela de São João Baptista, que D. João V encomendou em Roma, de mosaicos e pedras raras, e reserve mais meia hora para o museu de arte sacra ao lado; à segunda-feira, o museu fecha e a própria igreja só abre às 13h.
O fado no Bairro Alto: três casas, três noites diferentes
A Adega Machado, na Rua do Norte 91, canta desde 1937 atrás de uma fachada de azulejos que ninguém consegue passar sem parar; ao fim da tarde há uma sessão curta, cerca de uma hora com petiscos e umcopo, para quem não quer comprometer a noite inteira. O Faia, na Rua da Barroca 54, é a casa clássica de 1947: jantar demorado, silêncio absoluto durante cada fado; é também a casa de fado da lista da nossa equipa de conciergerie. E a Tasca do Chico, na Rua do Diário de Notícias 39, é o fado vadio na suaforma mais pura: uma casa minúscula onde qualquer pessoa se pode levantar para cantar, e onde convém chegar cedo.
A nossa portaria sabe onde há mesa em cada noite, e trata da reserva.
Chiado: livrarias, luvas e um convento sem telhado
Descendo do Bairro Alto, chega-se ao Chiado em menos de dez minutos. É o bairro das compras com história: a Livraria Bertrand, aberta em 1732 e tida como a livraria mais antiga do mundo em atividade; A Brasileira, de 1905, com a estátua de Fernando Pessoa sentada à porta; a Paris em Lisboa, no número 77 da Rua Garrett desde 1888, que chegou a vestir a rainha D. Amélia.
Duas moradas mais discretas merecem o desvio. A Luvaria Ulisses, na Rua do Carmo 87-A, é desde1925 a única luvaria do país e uma das lojas mais pequenas de Lisboa: lá dentro, a luva ainda se abre dedo a dedo com uma pinça de madeira e um pouco de talco. E o Convento do Carmo guarda a memória mais impressionante do terramoto: a nave sem telhado, de arcos abertos para o céu, hoje Museu Arqueológico e, talvez, a ruína mais bonita da cidade.
Príncipe Real: jardins, quiosques e lojas de autor
Na direção oposta, a Rua de São Pedro de Alcântara continua para a Rua Dom Pedro V e chega ao Príncipe Real num passeio de cinco minutos quase plano, coisa rara nesta cidade. É, na opinião da nossa equipa, o mais elegante dos bairros históricos de Lisboa. O jardim do Príncipe Real é o coração do bairro: um cedro centenário aberto em forma de chapéu de sol, bancos à sombra e quiosques onde umcafé pode durar uma manhã inteira; ao sábado, o mercado biológico traz os produtores à praça.
À volta, os palacetes contam a outra metade da história: salões nobres que hoje acolhem lojas de criadores portugueses e, nas ruas em redor, galerias e lojas de design que fazem do bairro a morada do bom gosto lisboeta. Já na subida da Rua Dom Pedro V, o Pavilhão Chinês, no número 89, é um bar que se visita como um museu: vitrinas do chão ao teto, coleções de um século inteiro, dos soldadinhos de chumbo aos cartazes antigos. E a dois passos, o Jardim Botânico da Escola Politécnica, jardim científico oitocentista recuperado, é um dos segredos mais bem guardados do centro.
E ao virar da colina: o Miradouro de Santa Catarina
Do outro lado do Bairro Alto, sobre o rio, o Miradouro de Santa Catarina é o contraponto do nosso: menos monumental, mais descontraído, com o Adamastor de pedra a vigiar o Tejo e um quiosque onde o fim da tarde se estica. É o poiso certo para ver o sol descer sobre a Ponte 25 de Abril antes de subir para jantar.
Onde comer, da manhã à noite
O dia pode começar sem sair da rua: a Padaria de São Roque, na Rua Dom Pedro V, é uma das mais bonitas de Lisboa, de tetos trabalhados e balcão antigo, a fazer pão e folhados desde 1961. A caminho doChiado, a Manteigaria, na Rua do Loreto, tira pastéis de nata do forno em fornadas contínuas, com a cozinha à vista; comem-se quentes, ao balcão, com canela por cima.
Ao almoço, o clássico fica no Chiado: a Cervejaria Trindade, instalada num antigo convento, serve marisco e bifes sob painéis de azulejos que valem a visita por si só. Nas ruas do bairro, as tascas do meio-dia continuam a ser um segredo bem guardado: casas pequenas, pratos do dia escritos a giz, contas honestas.
Duas moradas da lista da nossa equipa de conciergerie, ambas a descer para o Chiado: o Sea Me, ao Loreto, que junta a tradição portuguesa do peixe e do marisco a influências japonesas, para noites de sushi e marisco; e o Bairro do Avillez, a casa do chef José Avillez com várias salas e cartas distintas debaixo do mesmo teto, para quando a mesa não se decide por um só registo de jantar.
Ao jantar, o bairro divide-se entre as casas de fado e as mesas de autor. A nossa fica no pátio do palácio: o Federico serve cozinha portuguesa com acento francês, debaixo de um jardim vertical; e todos os diasàs 17h30, a nossa prova de vinhos em Lisboa abre a noite numa sala privada do palácio, três vinhos com harmonização, aberta também a quem não é hóspede.
Quando ir: o bairro ao longo do ano
O Bairro Alto tem estações como tem horas. Em junho, as festas de Lisboa enchem os bairros históricos de arraiais, manjericos e fumo de sardinha, e a noite estica-se pela madrugada. No verão, a vida passa-se nas esplanadas e nos quiosques, e os miradouros enchem ao fim da tarde. Setembro e outubro trazem a luz mais bonita do ano e menos gente à frente dela; é a nossa estação preferida para este percurso. Na primavera, os jacarandás pintam de lilás o jardim do Príncipe Real e as esplanadas voltam a encher.
No inverno, o bairro recolhe-se para dentro, e é essa a sua graça: livrarias, museus, capelas douradas e casas de fado onde a noite aquece.
Dormir no Bairro Alto (com franqueza)
O Bairro Alto é um bom sítio para ficar? É a pergunta que mais gostamos de responder, porque depende inteiramente da rua, e quase ninguém o diz. Quem dorme no coração desta tapeçaria ouve bem a sexta e o sábado até tarde. Quem dorme nas margens e nas ruas altas do bairro fica com tudo, a localização, a cidade a pé, os vizinhos ilustres, sem dormir no meio das ruas de bares mais movimentadas: a Rua de São Pedro de Alcântara, larga e virada ao jardim do miradouro, fica bem afastada das ruas estreitas da festa, a duzentos metros de distância.
Fique aqui se quer Lisboa a pé desde a porta e um último copo a uma escadaria de distância da cama. Pense duas vezes se tem o sono leve; onde quer que reserve dentro desta tapeçaria, faça duas perguntas antes de pagar: em que andar é que ficará, e o que fica exatamente por baixo. Hóspedes particularmente sensíveis ao ruído devem falar das suas preferências de quarto com a nossa equipa de reservas. E se a noite for longa, a vantagem de dormir na margem certa é aritmética: o regresso a casa mede-se em passos, não em táxis.
Um dia a pé, a partir da nossa porta
1. 9h00, o miradouro: a luz da manhã sobre o castelo, e um café e um folhado na Padaria de São Roque.
2. 10h00, São Roque: a capela romana de D. João V primeiro, o museu depois (à segunda-feira, passe o São Roque para a tarde: a igreja abre às 13h e o museu está fechado).
3. 11h30, a descida ao Chiado: a Bertrand, as luvas da Ulisses, o Carmo, e um pastel de nata quente na Manteigaria.
4. 13h00, almoço: os azulejos da Trindade, ou uma tasca do bairro, simples e certeira.
5. 15h00, Príncipe Real: o jardim, as lojas dos palacetes, o Jardim Botânico e um quiosque sem relógio.
6. 18h30, Santa Catarina ou o nosso miradouro: o pôr do sol; depois, o jantar e, mais tarde, o fado.
Um conselho de quem cá vive: sapatos de sola de borracha. A calçada portuguesa é bonita masescorregadia, sobretudo com chuva.
Perguntas frequentes
O que ver no Bairro Alto num só dia?
O essencial cabe numa manhã e numa noite: o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a Igreja e o museu de São Roque, as ruas do bairro e, depois de escurecer, uma casa de fado. Com o Chiado e o PríncipeReal pelo meio, é um dia cheio e bem passado; com museus e com tempo, são dois.
Como chegar ao Bairro Alto?
De metro, a estação Baixa-Chiado (saída Largo do Chiado) deixa-o a dez minutos de subida suave. De táxi ou TVDE, peça a Rua de São Pedro de Alcântara: é a artéria larga no alto da colina. Os ascensores históricos da Glória e da Bica estão fora de serviço; o elétrico 24E liga a Praça Luís de Camões ao Príncipe Real deste lado da colina, e quem vem dos Restauradores sobe a pé pela Calçada da Glória ou contorna pelo Chiado.
O Bairro Alto é barulhento à noite?
É animado, sobretudo de quinta a sábado, e isso é parte da sua graça. O movimento concentra-se no centro do bairro; nas artérias largas, como a Rua de São Pedro de Alcântara, a noite é mais serena. Nos quartos do Palácio Ludovice, as janelas insonorizadas ajudam no resto.
Qual é a melhor altura para o Miradouro de São Pedro de Alcântara?
Ao início da manhã, pela luz e pela calma; ao fim da tarde, pelas luzes a acender em frente. Entre maio e setembro, ao fim da tarde, enche; a manhã continua a ser um segredo razoavelmente bem guardado.
Onde jantar no Bairro Alto?
O bairro tem de tudo, das tascas às mesas de autor. Da lista da nossa equipa, as escolhas a descer para oChiado são o Sea Me, para marisco e sushi, e o Bairro do Avillez, para a cozinha portuguesa em registo contemporâneo. Do nosso lado da rua, o Federico, no pátio central do palácio, serve cozinha portuguesa com acento francês debaixo de um jardim vertical; nas casas de fado, janta-se ao ritmo das canções.
Ficar no centro do mapa
Quem dorme na Rua de São Pedro de Alcântara acorda com o miradouro à porta e o bairro inteiro ao alcance de ruas que já conhece. Os quartos e suítes do Palácio Ludovice ocupam o antigo palácio de Ludovice, arquiteto de D. João V: o argumento tranquilo para um hotel de vinhos em Lisboa no lado sereno da colina. O resto deste guia começa, literalmente, à saída da porta.